Fique por dentro das novidades

Doenças crônicas e incuráveis estão no foco da Campanha Fevereiro Roxo

A Campanha Fevereiro Roxo alerta para o controle do Alzheimer, lúpus e fibromialgia. Apesar de diferentes, essas doenças apresentam dois pontos em comum: são crônicas e incuráveis. Elas, porém, têm tratamento e podem ser controladas. O Instituto Brasil + Social apoia o Fevereiro Roxo e o divulga por saber que boa parte da população desconhece os sintomas e as consequências graves dessas doenças na rotina dos que são por elas acometidos.

Para garantir melhor qualidade de vida, controlar ou retardar os sintomas mais graves, o diagnóstico precoce do Alzheimer, do lúpus e da fibromialgia é fundamental. Abaixo, algumas características dessas doenças:

Alzheimer

Doença neurodegenerativa mais frequente em idosos e com evolução gradativa, causando prejuízos ao cérebro, restrições cognitivas, perda de memória e até demência. Três são as fases da doença: leve, moderada e grave. O comprometimento funcional é o que determina em qual delas o paciente está. Os medicamentos e as estratégias de controle podem melhorar temporariamente os sintomas e a cognição. Perda de memória e confusão são os principais sintomas. No mundo, estima-se que haja cerca de 35,5 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

Fibromialgia

Doença reumatológica que atinge cerca de 3% da população brasileira, especialmente as mulheres, conforme dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A principal característica é o aparecimento de dor muscular crônica e generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor.

Lúpus

Doença inflamatória autoimune que afeta a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Ela ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Pode levar à morte, se não for tratada adequadamente, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Por isso, a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado, que pode diminuir os riscos, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Previna-se, faça os exames de rotina e procure sempre orientação médica.

Veja mais

Julho Verde e Julho Amarelo.

Assim como julho, os outros meses coloridos têm o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças, promover campanhas sobre as causas importantes e aumentar

Leia mais »

Junho Laranja: Alerta para Leucemia

Mês de conscientização sobre doenças ligadas ao sangue, em especial a leucemia, por meio do diagnóstico precoce. O tema torna-se ainda mais importante se considerado que não há prevenção primária ou rastreamento para o câncer infantil e que os fatores externos não são tão relevantes para o desenvolvimento da doença.
Em crianças e adolescentes, a maior parte dos casos é decorrente de alterações no DNA ainda na formação do embrião ou no início da vida, a chamada mutação genética adquirida.

Leia mais »