Fique por dentro das novidades

O que é saúde?

Desde 1950 comemora-se no dia 07 de abril o Dia Mundial da Saúde. O objetivo é chamar a atenção para a saúde global e homenagear a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aconteceu durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.

Mas afinal de contas, o que é saúde e como podemos ser saudáveis?

Durante muito tempo, a saúde foi entendida simplesmente como o estado de ausência de doença, mas o que dizer das pessoas que vivem com doenças crônicas como: o diabetes, o câncer, a obesidade, a hipertensão ou a asma? Essas pessoas não seriam saudáveis?

Considerada insatisfatória, esta definição foi reformulada pela OMS que definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”.

A saúde é multifatorial e mutável, ao longo da vida teremos momentos de maior bem estar e plena utilização das nossas faculdades físicas e mentais, momentos de adoecimentos e maiores limitações, independente do diagnóstico de doença que possamos receber ou da idade que temos.

Para ampliar essa visão trouxemos algumas informações baseadas nas recomendações e estudos da OMS e do Ministério da Saúde para você fazer a sua vida mais saudável:

Alimentação: descasque mais, desembale menos

Na dúvida do que comer, opte sempre por alimentos in natura . No supermercado leia as embalagens dos alimentos e busque produtos com poucos ingredientes, poucos conservantes e com pouca ou nenhuma adição de açúcar.

Antes de pensar em “comer menos para emagrecer”, pense em “comer mais coisas saudáveis”, assim sobra menos espaço para o que não faz bem para o seu corpo.

Atividades físicas: 15 min é melhor do que nada

A recomendação da OMS é de 150 minutos por semana de atividades físicas, aproximadamente 30 minutos por dia. Mas se está difícil começar, tente inserir um tempo menor na sua rotina. Opte por usar a escada quando possível, evite pegar o carro para trajetos curtos, faça alongamentos ao longo do dia. Ninguém precisa ser um muso ou uma musa fitness para ser saudável. Inclusive, a busca exagerada por padrões estéticos, pode levar a doenças. Se compare menos e faça o que é possível.

Busque ajuda profissional quando necessário

Conversar com amigos e familiares pode nos ajudar em alguns problemas, mas ao longo da vida podemos passar situações mais complicadas como por exemplo um luto, dificuldades financeiras, uma violência ou um trauma. Situações que, por mais que as pessoas próximas queiram nos ajudar, às vezes elas também encontram suas limitações. Um terapeuta é um profissional qualificado para tratar feridas emocionais que podem impactar na sua saúde mental e física. Se você está com poucas condições financeiras busque atendimentos sociais.

Veja alguns desses lugares:
Clínica Social Casa

Zenklub 

SINPESP (Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo)

Instituto de Psicologia da USP

PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Clínica Psicológica da Universidade Guarulhos – e-mail: contato@abrape.org.br

Escrito por Mariana Queiroz Fernandes

Veja mais

Relação entre açúcar e câncer: é verdade que o açúcar alimenta o câncer?

Apesar dos carboidratos serem fonte de energia para as células de nosso corpo, sejam elas mutadas ou não, o consumo desses açúcares não promovem uma piora clínica da doença por si só.</

O consumo normal de açúcar não acelera a resposta da doença nem sua eliminação da dieta promove cura.

Os carboidratos são nutrientes importantes  que devem ser inclusos numa dieta balanceada junto a hábitos saudáveis e dependendo do grau e avanço da doença, as nossas necessidades energéticas são maiores e uma restrição de carboidratos no geral pode ser prejudicial ao tratamento devido ao maior risco de desnutrição.

Leia mais »

O que é saúde?

A saúde é multifatorial e mutável, ao longo da vida teremos momentos de maior bem estar e plena utilização das nossas faculdades físicas e mentais, momentos de adoecimentos e maiores limitações, independente do diagnóstico de doença que possamos receber ou da idade que temos.

Para ampliar essa visão trouxemos algumas informações baseadas nas recomendações e estudos da OMS e do Ministério da Saúde para você fazer a sua vida mais saudável

Leia mais »

Campanha Março Azul alerta para o câncer colorretal

O câncer colorretal é o segundo que mais mata no Brasil, atingindo mais de 40 mil pessoas por ano. Atualmente, a chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3%: sua incidência é mais comum entre homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família.

Leia mais »