Project Description

Mulheres de Lótus

Apresentação

A violência contra as mulheres é um dos maiores problemas de saúde pública mundial e uma grave violação aos direitos humanos. Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde 1 em cada 3 mulheres sofreram violência física ou sexual por parceiro íntimo ou violência sexual sem parceiro durante a vida. A maior parte dos casos de agressão acontece dentro de casa, onde os agressores são seus próprios maridos ou companheiros. A violência, seja ela física, psicológica, moral ou  patrimonial, pode afetar negativamente a saúde mental, sexual e até mesmo reprodutiva das mulheres. São formas de agressão complexas e que não ocorrem de
forma isolada, trazendo graves consequências para a mulher.

Mulheres de Lótus

Há evidências de que intervenções de defesa das mulheres, tais como assistência psicológica, são bastante eficazes para a prevenção e redução da violência. A partir dessa concepção, criamos o Mulheres de Lótus, um programa de assistência a mulheres que sofreram violência física e psicológica.

Criado pelo Instituto Brasil + Social, o programa tem por objetivo oferecer um suporte completo às vítimas, desde o apoio psicoterapêutico ao direcionamento profissional, através de cursos de formação e consultorias na área de empreendedorismo.

Objetivos

  • Informar e conscientizar mulheres sobre os mais diversos tipos de violência;
  • Garantir que as vítimas obtenham o apoio que precisam para recomeçar suas vidas;
  • Oferecer ajuda psicológica às mulheres por meio de terapia em grupo;
  • Recuperar a dignidade e autoestima das mulheres;
  • Desafiar as atitudes da sociedade para mudar o comportamento de agressores individuais;
  • Oferecer orientação jurídica;
  • Fazer o encaminhamento para órgãos e/ou entidades competentes, quando necessário;
  • Promover eventos e ações sociais que divulguem o projeto e a nossa causa;
  • Dar visibilidade e fomentar o debate público para a questão da violência, utilizando diversas formas de comunicação, especialmente a imprensa;
  • Fomentar o empreendedorismo feminino;
  • Por um fim à violência baseada em gênero.

Como fazemos a diferença?

Juntas somos mais fortes! Criamos uma rede de apoio à mulher através de vários profissionais na área de comunicação, saúde mental e jurídica, bem como através de parcerias com instituições públicas e privadas.

Nosso trabalho está focado nas áreas em que podemos dar a melhor contribuição para acabar com a violência e o abuso contra a mulher.

Clique aqui e conheça melhor o projeto

Formulário de triagem

Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato com você e buscar a melhor solução para o seu problema. Não se preocupe. Suas informações serão mantidas no mais absoluto sigilo.