Projeto Advocacy
O Projeto:
A partir de perguntas como estas, surgiu o projeto ADVOCACY, uma ferramenta para oferecer assistência jurídica ao paciente com câncer.
O Advocacy é uma prática ativa de cidadania que se caracteriza pela argumentação e defesa de causas e direitos, podendo influenciar na criação de políticas públicas efetivas, que tragam benefício à questão do câncer no Brasil.
Pode incluir pesquisas, mobilização da sociedade e de pessoas para influenciar tomadores de decisão na mudança ou na criação de políticas públicas
No nosso caso, pretendemos lutar pelo acesso imediato do paciente carente com câncer ao SUS, garantir seu atendimento, oferecer informações sobre seus direitos. do trabalho
Como Transformar?:
A sociedade civil e a participação do cidadão nos processos de tomada de decisão é de suma importância para consolidação de uma cultura política mais transparente, democrática e participativa.
O advocacy, por meio da participação da sociedade, pode influir diretamente na mudança ou na criação de políticas públicas em favor da causa do câncer, que hoje no Brasil é a segunda causa de morte. Priorizar o câncer nas políticas públicas é nosso objetivo.
Com base nestes diferentes métodos de pontuar e evidenciar uma causa, foi criado o ADVOCACY Assistência jurídica ao paciente com câncer .
Trata-se de um projeto que visa auxiliar o paciente desprovido de condição econômica que dependa do sistema público de saúde e que enfrenta dificuldade de acesso a procedimentos, medicações e exames. Lutaremos por vias administrativa e judicial por esses direitos do paciente oncológico.
A assistência jurídica se dá desde a esfera administrativa com envio de notificações extrajudiciais aos órgãos competentes e recursos administrativos até a judicialização para obtenção de tratamentos, medicamentos e exames dentro no âmbito municipal, estadual e federal
Público-alvo:
Pacientes com câncer desprovidos de condição econômica que dependam do Sistema Único de Saúde (SUS) e estejam enfrentando dificuldades no tratamento.
Familiares de paciente que se deparem com empecilhos.
Passo a Passo
O paciente interessado deverá entrar em contato com a assistência jurídica por meio do e-mail juridico.dc@institutobrasilsocial.org.br
Posteriormente, os pacientes passarão por uma entrevista com o assistente jurídico a fim de se averiguar o preenchimento dos requisitos necessários.
Os selecionados deverão enviar a documentação requerida. O advogado irá analisar o caso, passar as informações devidas e conforme o caso, verificar se a situação é passível de assistência extrajudicial ou judicial e tomará as medidas cabíveis acompanhando o caso até o final.
Dra. Miriã Magalhães Sanches Barreto
OAB/SP 376.196 Departamento Jurídico
Tel : ( 1 1 ) 3 8 8 1 – 3 7 4 5