O simpósio, que acontece na Câmara Municipal de SP, reunirá representantes do poder público, médicos especialistas e população com o objetivo de fomentar o debate em torno da doença que pode se tornar principal causa de morte no mundo até 2030.

O Driblando o Câncer, campanha nacional de combate à doença, realizará, na quarta-feira, 13, o 1º simpósio do câncer/Novembro Azul, na Câmara Municipal de São Paulo, das 15h00 às 17h00. No evento, estarão presentes autoridades, representantes do setor público, médicos e especialistas que, junto com a população, pretendem fomentar o debate em relação aos graves números de incidência do câncer no país e no mundo. O evento será aberto ao público.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que, em 2030, haverá 27 milhões de casos novos, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer no mundo. É por causa desses números que, para os organizadores do projeto, é importante falar sobre a importância do diagnóstico precoce e discutir sobre o acesso a tratamentos no setor público de saúde.

Para Niolanda Dantas, embaixadora do Driblando o Câncer, “o grande diferencial dessa campanha é lutar pelo acesso e pela priorização do câncer nas políticas públicas. Falar em diagnóstico e prevenção em um país que não garante acesso parece um contrassenso.”

No dia 13, estarão presentes personalidades que lutam por essa conscientização, especialmente do câncer de próstata, em decorrência do Novembro Azul. Dentre elas, estarão a deputada e Presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer da Alesp, Valéria Bolsonaro; o oncologista e professor da USP, Gilberto Castro, que explica o que é o câncer com ênfase no câncer de próstata; o oncologista Davi JingJue Liu, que questiona até que ponto o screening (PSA mais toque retal) contribui para diminuir a mortalidade do câncer de próstata. A palestra do urologista Julio Máximo explica que a saúde do homem vai além do câncer de próstata e alerta para a alta incidência do HPV como fator desencadeante do câncer. Comparecem ainda o ex-jogador Fabiano Rodrigues,exAthlético Paranaense- campeão brasileiro 2001 e atual secretário de esportes de Cajamar,  e Gil Santos, presidente da Craques Master, que palestram sobre esporte como fator de prevenção do câncer. O presidente da FEHOESP- Federação dos Hospitais do Estado de São Paulo, Yussif Ali Mere Jr, responde em sua apresentação se os serviços de saúde estão preparados para enfrentar o câncer. Ao final das palestras, o público poderá perguntar e interagir com os convidados.

Sobre o projeto

O Driblando o Câncer é uma iniciativa nacional de mobilização contra a doença que pretende sensibilizar a opinião pública para a grave incidência de casos no Brasil. O projeto tem como padrinho o eterno capitão da seleção brasileira, Cafu, pioneiro em projetos sociais no país. O auge da campanha será o Jogo Solidário, duas partidas (uma feminina e outra masculina) de futebol de celebridades que acontecerão no dia 15 de dezembro, a partir das 14h00, no Corinthians, Parque São Jorge.

Para o idealizador do evento, Gil Santos, “unir o futebol, maior paixão do brasileiro, à campanha foi uma estratégia dos organizadores para atingir e sensibilizar o maior número de brasileiros para a grave doença, que pode se tornar a primeira causa de morte até 2030, se nada for feito”.

Ele completa dizendo que o Driblando o Câncer será o maior jogo solidário da história de São Paulo. “Convocamos toda sociedade civil organizada para participar dessa luta, comparecendo maçiçamenteao jogo de futebol, 15 de dezembro e nos seguindo nas redes sociais marcando e divulgando o projeto pelo @driblandoocâncer.”

No jogo de celebridades, estarão presentes, jogadores como Cafu, BiroBiro, Jamelli (seleção brasileira), Amaral (Seleção), Gilmar (Palmeiras) Júnio (pentacampeão), Ademir do Guia (Divino), Müller, entre vários outros jogadores. No jogo feminino, participarão Suzy Cortez (Miss Bumbum World 2019), Mary Alexandre e outras celebridades e influencers femininas, coordenadas pela empresária da Planet Girl, Adriana Restum.

Serviço

1º Simpósio do Câncer/Novembro Azul

Instagram :  @driblandoocancer

Data: 13 de novembro de 2019 (quarta-feira)

Hora: das 15h00 às 17h00

Local: Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sérgio Vieira de Melo –1º subsolo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo.

Inscrições: Clique aqui