DRIBLANDO O CÂNCER

O Instituto Brasil + Social foca sua atuação na prevenção e na promoção da autoestima dos pacientes objetivando mantê-los motivados para o tratamento. Os projetos voltados ao público feminino sempre tiveram maior adesão, mas a grande dificuldade era falar com o público masculino.

Na tentativa de falar com os homens sobre o câncer de próstata, o Instituto encontrou bastante dificuldade no convencimento dos mesmos. A solução foi criar uma ação usando o futebol – paixão nacional- para atrair a atenção deles e conscientizá-los da problemática desta doença. Assim surgiu, em 2019, o Projeto Driblando o Câncer, que no primeiro momento consistiu em um jogo de futebol solidário para falar sobre prevenção e chamar a atenção das autoridades, imprensa e opinião pública para priorização do câncer nas políticas públicas. O futebol solidário foi realizado no Esporte Clube Corinthians, em dezembro de 2019, com a presença de 5 mil pessoas, renomados jogadores, médicos e 20 ONGs de pacientes oncológicos. O evento foi veiculado em 250 portais de notícias em todo país.

OBJETIVOS

Trata-se de um projeto social de alcance nacional, que promove inúmeras ações preventivas contra o câncer, focando nos meses coloridos, utilizados para chamar a atenção da população para cada tipo da doença.

 

Objetivo é fomentar a prevenção com a força da comunicação, realização de lives e seminários, eventos sociais e o jogo de futebol solidário. Usando a força da comunicação, realizamos ações como abaixo-assinados, manifestos e movimentos em prol da priorização do câncer. No ano de 2021, o IBMS liderou um abaixo-assinado com a adesão de importantes ONGs de pacientes oncológicos protestando contra o aumento de 0% para 18% do ICMS para a saúde o que proporcionou grave reajuste dos medicamentos oncológicos. Também foram encaminhados ofícios ao governo do estado de São Paulo e mobilizada a imprensa. Diante da pressão, o governador Dória voltou atrás da decisão e baixou o ICMS da saúde para zero.

 

O IBMS também conectou-se a um movimento e abaixo-assinado pela viabilização da contratação da advogada……, que mesmo sendo aprovada em concurso público para a procuradoria do estado, foi impedida de assumir o cargo por ser uma paciente que teve câncer de mama em estágio1. Como a remissão é de 5 anos após a doença, o estado avaliou-a como inapta para assumir o cargo. Conseguimos também nesse caso reverter a situação e a advogada foi contratada.

 

O Projeto Driblando o Câncer também irá atuar junto às autoridades constituídas, sejam executivas ou legislativas, a fim de lutar pela priorização do câncer nas políticas públicas de saúde, garantindo acesso rápido e eficiente no diagnóstico e tratamento da doença. Objetiva interferir para diminuição do alarmante número de 600 mil brasileiros por ano que adquirem a doença.

APOIO JURÍDICO

Trata-se de uma iniciativa que visa auxiliar o paciente desprovido de condição econômica que dependa do sistema público de saúde (SUS) e que enfrenta dificuldade de acesso a procedimentos, medicações e exames. Lutaremos por vias administrativa e judicial por esses direitos do paciente oncológico. Este projeto está tendo início no ano de 2022.

Este projeto é coordenado pela advogada voluntária Miriã Magalhães, especializada nas áreas previdenciária e trabalhista, e conta com a adesão de advogados voluntários. 

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/