A importância dos compostos bioativos

O Câncer e a Importância dos Compostos Bioativos na Alimentação.

Os compostos bioativos (CBA) são substâncias presentes nos alimentos que não se enquadram em outra categoria de nutriente, mas que desempenham alguma função benéfica em nosso organismo. Muitos estudos buscam relacionar suas propriedades com a prevenção do câncer e outras doenças.

Além disso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta o uso desses termos em suplementos e alimentos que tenham essas propriedades baseados em estudos delimitados e com boa qualidade no país.

Afinal, quando pensamos na prevenção do câncer, alguns substratos já foram estudados, principalmente aqueles que são atribuídos com a função antioxidante como os flavonoides, carotenoides e catequinas.

Os Compostos Bioativos se dividem em:

Flavonóides.

Presentes em chás, frutas cítricas, frutas vermelhas, uva, vinho, cacau, pimenta, salsinha, espinafre e derivados de soja.

Carotenóides.

Presentes no tomate, cenoura, pimentão, abóbora e maracujá.

Afinal, esse grupo de compostos fornecem coloração aos vegetais nas nuances vermelho, laranja e amarelo por se tratar de substâncias lipossolúveis que possuem grande poder de pigmentação. Por exemplo, a luteína, a zeaxantina, o caroteno e o licopeno.

Catequinas.

Presentes no chá-verde, amora, cereja, framboesa e uva roxa.

Como o Câncer se forma?

O processo de carcinogênese é complexo, mas a formação de radicais livres é considerada um precursor importante porque são moléculas altamente instáveis e reativas. 

Por isso, o desequilíbrio entre essas moléculas e os antioxidantes provocam danos celulares relacionados aos processos de inflamação e câncer, como o estresse oxidativo.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), existem evidências que os danos causados pelos radicais livres podem ser prevenidos ou minimizados pelos antioxidantes dos alimentos. Além disso, também podem ser prevenidos pelos antioxidantes fitoquímicos dietéticos (como tocoferóis, tocotrienóis, carotenóides, catequinas e flavonoides naturais).

Por isso, é importante acrescentar na dieta diversos alimentos vegetais para desenvolver maior equilíbrio entre a relação de antioxidantes e radicais livres.

Aconselhamento Nutricional para Pacientes Oncológicos.

Para esclarecer mais dúvidas sobre alimentação e câncer, inscreva-se para o aconselhamento nutricional online e gratuito para pacientes oncológicos clicando aqui.

Escrito por: Nutricionista Karina Fernanda Genier Murari Fernandes, especialista em Nutrição Clínica e Nutrição em Saúde Cardiovascular pelo Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese e coordenadora de Nutrição do Instituto Brasil + Social. CRN 355310.

Fonte: Oliveira, RS, et al. Ação Quimiopreventiva dos Fitoquímicos. Revista Brasileira de Cancerologia 2020; 66(1): e-07428.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *