O diagnóstico de câncer desperta tristeza, insegurança e desesperança. Entenda porque a saúde mental merece atenção durante o tratamento.

Tratamento contra o câncer e os cuidados com a saúde mental.

A saúde mental também merece atenção durante o tratamento.

Cada indivíduo pode reagir de uma forma, mas, normalmente, o diagnóstico de câncer desperta tristeza, insegurança ou até mesmo desesperança, já que a vida da pessoa, além de estar em risco, está prestes a mudar “da água para vinho”. Com isso, o futuro próximo torna-se mais incerto do que já é. Ou seja, além de alterar as células do corpo, o câncer traz consigo uma desestabilidade mental. Por isso, é necessário dar atenção às questões emocionais que surgirem. Portanto, junto ao tratamento correto para o tipo de câncer, é igualmente importante o acompanhamento psicológico do paciente.

Vamos entender um pouco mais sobre isso neste texto! 

Câncer x saúde mental: como lidar com o diagnóstico da doença.

O ato de ir ao psicólogo é associado a um sinal de fraqueza. É preciso romper com esse estigma. Aconselha-se procurar auxílio terapêutico ao receber o diagnóstico de um câncer, pois os profissionais dessa área podem cuidar da saúde mental do paciente.

Ainda que algumas pessoas consigam ter autocontrole para regular os seus sentimentos e emoções, a terapia é bem-vinda, pois é um espaço de exposição das dúvidas, medos, incertezas, bem como de organização dos pensamentos.

Principais transtornos mentais por consequência do diagnóstico de câncer.

Seja por conta do foco no tratamento contra o câncer, ou por estigma sobre a saúde mental, muitas pessoas acabam desenvolvendo alguns transtornos mentais. Principalmente aquelas que pertencem à população mais vulnerável da sociedade, como mulheres, pretas e de baixa renda. 

De acordo com o site Grupo Oncoclínicas, além do estresse e da raiva sobre a doença, as pessoas também podem desenvolver os seguintes problemas: 

  • Depressão: esse distúrbio afeta entre 15 a 25% dos pacientes com câncer. A doença afeta a forma como a pessoa lida com o câncer, fazendo com que ela desista do tratamento e até mesmo, em casos mais extremos, da própria vida.
  • Ansiedade: afeta cerca de 25% das pessoas diagnosticadas com câncer. Pode se manifestar como uma preocupação constante com o futuro do seu tratamento, medo de morrer, dificuldade para dormir, entre outros sintomas. 

Cuidados com a saúde mental durante o tratamento contra o câncer.

Em primeiro lugar, está a importância do apoio dos familiares e amigos. Ainda que pessoa se demonstre forte emocionalmente para lidar com tudo sozinha, é necessária a ajuda de terceiros nesse momento tão delicado. Cabe a eles criarem um ambiente acolhedor e confortável a fim de deixar a pessoa à vontade para pedir ajuda sempre que precisar, assim como manifestar as suas inseguranças.

Em segundo lugar, busque um terapeuta que tenha experiência com pacientes em tratamento de câncer. Pode ser mais complicado, mas é sempre válido procurar através da internet ou pedir indicações para conhecidos ou até mesmo ao oncologista.

É importante escolher um profissional com experiência na área porque ele pode ensinar o paciente técnicas adequadas de autocuidado durante e após o tratamento de câncer. 

Dicas para ajudar a melhorar a saúde mental:

Além da ajuda profissional, também há algumas atitudes diárias que podem melhorar a saúde mental, não só da pessoa com câncer mas também das pessoas ao redor. 

Veja só: 

  • Organizar os compromissos diariamente: faça um planner diário com as atividades que você precisa fazer no dia, porém sem exigir muito de você mesma; 
  • Fazer exercícios leves: a ioga ajuda a fortalecer a musculatura além de ser uma técnica relaxante; 
  • Comer e dormir bem: tenha um cardápio leve e cheio de vitaminas, durma bem e descanse durante o dia; 
  • Vá a grupos de apoio: é sempre bom conversar com outras pessoas que entendem pelo que você está passando, além disso, conversar também faz parte da terapia; 
  • Escreva os seus pensamentos: a melhor forma de tirar um pensamento ruim da cabeça é colocando-os para fora, por isso escreva quando você estiver com muita ansiedade. 

Os cuidados com a saúde mental durante o tratamento contra o câncer são tão importantes quanto o combate contra a doença em si. A mente controla o nosso corpo e as nossas atitudes e nos dá força para que superemos momentos difíceis. Portanto, busque ajuda durante esse momento tão sensível da sua vida! Cuide-se bem e com carinho. 

Driblando o Câncer.

O Projeto Driblando o Câncer do Instituto Brasil + Social, nasceu para promover inúmeras ações preventivas contra o câncer para chamar a atenção da população para cada tipo da doença.

Acesse institutobrasilsocial.org.br e saiba como ajudar.

Escrito por Marina Norato.

Revisado por Thais Moreno Ferreira.

Publicado por Gabriela Burcius Arguelles Horrio.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot 4d Slot777 Slot Thailand Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot 4D Slot 777 Slot Server Thailand AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP Slot Kamboja Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/dana/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/luar/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/maxwin/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/sl777/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/sto2/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/thailand/ https://minorrahman.sch.id/blog/dana/ https://minorrahman.sch.id/blog/luar/ https://minorrahman.sch.id/blog/maxwin/ https://minorrahman.sch.id/blog/s4d/ https://minorrahman.sch.id/blog/sl777/ https://minorrahman.sch.id/blog/thailand/ https://tumurunmuseum.org/jepang/ https://tumurunmuseum.org/kamboja/ https://tumurunmuseum.org/luar/ https://tumurunmuseum.org/rusia/ https://tumurunmuseum.org/thailand/ https://portal.stikestelogorejo.ac.id https://pelaporan.pn-banyuwangi.go.id/ https://dana.tv.moestopo.ac.id https://luar-negeri.tv.moestopo.ac.id https://maxwin.tv.moestopo.ac.id https://slot4d.tv.moestopo.ac.id https://slot777.tv.moestopo.ac.id https://thailand.tv.moestopo.ac.id https://elearning.polsa.ac.id/rusia/