O câncer é hereditário? Entenda suas causas e tipos.
O câncer é uma das doenças mais temidas nos tempos atuais. Mas você sabe quais as possíveis formas de desenvolvê-lo?
Quando se fala de câncer, uma das preocupações do médico é saber sobre o histórico familiar do paciente. De fato, a ocorrência de uma neoplasia (tumor) em uma pessoa pode ter relação com uma característica genética herdada. Além disso, seus filhos também podem herdar essa predisposição.
O câncer é uma das doenças que mais causa medo nas pessoas, por isso, quando alguém na família recebe o diagnóstico com a patologia, um alerta passa a piscar entre os familiares. Mas nem todo câncer é hereditário e apenas 10% tem relação com fator genético, como acontece quando há alterações ou mutações em uma cópia do gene de controle protetor contra o desenvolvimento de um tumor.
O câncer é sempre hereditário?
O câncer em si não é herdado, mas algumas pessoas têm características genéticas que as predispõe a desenvolver determinados tipos de câncer, e essa predisposição pode ser transmitida de pais para filhos, que é o chamado câncer hereditário.
O que pode causar câncer, além da hereditariedade?
Alguns hábitos de vida podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores, como tabagismo, sedentarismo, etilismo, obesidade, exposição solar exacerbada e inadvertida.
Algumas infecções virais também elevam este risco, como a infecção pelo vírus HPV e Epstein Barr, por exemplo. Outras exposições também podem aumentar a chance de desenvolvimento de tumores, como exposição à radiação, agrotóxicos, benzeno, dentre outras origens.
Quais os tipos de câncer hereditários?
Câncer hereditário é aquele que aconteceu por predisposição genética herdada. Você pode receber um diagnóstico de câncer, mas sua filha, não, e o seu neto, sim. Isso acontece, pois se tratar de uma predisposição e, não, de uma determinação para o desenvolvimento da doença, na maioria dos casos.
O tumor que não tem (ou não parece ter) como causa alterações genéticas herdadas é denominado “câncer esporádico”.
Conheça os principais tipos de câncer que podem ser causados por mutações genéticas herdadas dos pais:
- Ovário/trompas;
- Melanoma;
- Próstata;
- Pâncreas;
- Mama;
- Cólon;
- Útero (exceto colo do útero).
Câncer genético X hereditário
Todo câncer envolve alteração genética nas células doentes, mas apenas alguns são também hereditários.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que 80 a 90% dos cânceres estão associados a causas externas, como mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, má alimentação, vícios e sedentarismo. Esses fatores se relacionam a alterações no DNA das células que podem prejudicar sua função.
Gostou do artigo? Aproveite também, e conheça nosso projeto Driblando o Câncer.
Redação: João Marcos
Revisão: Jéssica Duarte