Molécula de DNA - O câncer é hereditário

O câncer é hereditário? Entenda suas causas e tipos.

O câncer é uma das doenças mais temidas nos tempos atuais. Mas você sabe quais as possíveis formas de desenvolvê-lo?

Quando se fala de câncer, uma das preocupações do médico é saber sobre o histórico familiar do paciente. De fato, a ocorrência de uma neoplasia (tumor) em uma pessoa pode ter relação com uma característica genética herdada. Além disso, seus filhos também podem herdar essa predisposição.

O câncer é uma das doenças que mais causa medo nas pessoas, por isso, quando alguém na família recebe o diagnóstico com a patologia, um alerta passa a piscar entre os familiares. Mas nem todo câncer é hereditário e apenas 10% tem relação com fator genético, como acontece quando há alterações ou mutações em uma cópia do gene de controle protetor contra o desenvolvimento de um tumor.

O câncer é sempre hereditário?

O câncer em si não é herdado, mas algumas pessoas têm características genéticas que as predispõe a desenvolver determinados tipos de câncer, e essa predisposição pode ser transmitida de pais para filhos, que é o chamado câncer hereditário.

O que pode causar câncer, além da hereditariedade?

Alguns hábitos de vida podem aumentar o risco de desenvolvimento de tumores, como tabagismo, sedentarismo, etilismo, obesidade, exposição solar exacerbada e inadvertida.

Algumas infecções virais também elevam este risco, como a infecção pelo vírus HPV e Epstein Barr, por exemplo. Outras exposições também podem aumentar a chance de desenvolvimento de tumores, como exposição à radiação, agrotóxicos, benzeno, dentre outras origens.

Quais os tipos de câncer hereditários?

Câncer hereditário é aquele que aconteceu por predisposição genética herdada. Você pode receber um diagnóstico de câncer, mas sua filha, não, e o seu neto, sim. Isso acontece, pois se tratar de uma predisposição e, não, de uma determinação para o desenvolvimento da doença, na maioria dos casos.

O tumor que não tem (ou não parece ter) como causa alterações genéticas herdadas é denominado “câncer esporádico”.

Conheça os principais tipos de câncer que podem ser causados por mutações genéticas herdadas dos pais:

  • Ovário/trompas;
  • Melanoma;
  • Próstata;
  • Pâncreas;
  • Mama;
  • Cólon;
  • Útero (exceto colo do útero).

Câncer genético X hereditário

Todo câncer envolve alteração genética nas células doentes, mas apenas alguns são também hereditários.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que 80 a 90% dos cânceres estão associados a causas externas, como mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, má alimentação, vícios e sedentarismo. Esses fatores se relacionam a alterações no DNA das células que podem prejudicar sua função.

Gostou do artigo? Aproveite também, e conheça nosso projeto Driblando o Câncer.

Redação: João Marcos

Revisão: Jéssica Duarte

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/