A digitalização do material didático: BASTA APENAS substituir os livros?
A era digital pós-pandemia praticamente forçou uma revolução em quase todos os aspectos das nossas vidas, e é claro que a educação não ficou de fora dessa transformação. Com a digitalização do material didático, uma série de oportunidades e desafios surgiram, tanto
para alunos quanto para professores de todo o Brasil. Neste artigo, vamos explorar essa nova realidade e avaliar se a sociedade como um todo está realmente preparada para abraçar essa mudança.
O que é a digitalização do material didático?
Esse termo se refere à substituição dos livros impressos tradicionais por recursos digitais, como e-books e plataformas on-line de ensino. Nessa definição também estão incluídos livros em formato digital, aulas virtuais e exercícios interativos, que têm como objetivo tornar
o aprendizado mais acessível e flexível, adaptando-se às necessidades da era digital.
Vantagens da Digitalização na Educação
O acesso à informação sem barreiras é, com certeza, uma das vantagens mais notáveis dessa mudança tecnológica. Com o material disponível em formato digital, os alunos podem acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que tenham um dispositivo conectado à internet. Isso permite que os alunos estudem de acordo com sua própria conveniência, inclusive fora do ambiente escolar.
Além disso, a digitalização oferece uma gama de recursos interativos, como vídeos, simulações e questionários on-line, que podem tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Os professores também se beneficiam dessa transformação, pois têm a capacidade de monitorar o progresso dos alunos com mais facilidade e personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.
Desafios do ensino digital
Apesar das vantagens evidentes, o rompimento repentino da educação tradicional também apresenta desafios significativos. Um dos principais é com relação à acessibilidade digital. Isso porque o Brasil é um país onde as desigualdades sociais ainda impedem que essa mudança tecnológica aconteça por inteiro. O último relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) nos diz que apenas 1% da população tem rendimento médio mais de 30 vezes maior do que a fatia que ganha menos. Isso se reflete na indisponibilidade de materiais, computadores e acesso à internet rápida para todos os alunos, principalmente os da rede pública.
Da mesma forma, o aprendizado das crianças e adolescentes é um ponto que pode estar em jogo. A Suécia, por exemplo, é pioneira na digitalização de materiais escolares. Desde a década de 1980 o país vem introduzindo a tecnologia nas salas de aula e, mesmo assim, voltou atrás na decisão de digitalizar 100% o ensino. Especialistas apontam argumentos baseados em neurociência, afirmando que a exposição excessiva a telas pode ser extremamente prejudicial à cognição das crianças e dos adolescentes, diminuindo seu desempenho na escola.
digitalização com responsabilidade
Segundo o Fórum Mundial de Economia, o letramento digital é a quarta habilidade mais valorizada do mercado em 2023. Portanto, não há dúvidas de que a digitalização da sociedade seja necessária e que a introdução dos materiais digitais na educação seja importante para o posicionamento dos estudantes no mercado de trabalho.
Contudo, autoridades pelo mundo inteiro defendem que a modernização das escolas deve conciliar materiais digitais e dispositivos eletrônicos com os livros físicos e tarefas manuais, a fim de preservar a saúde e as capacidades cognitivas dos alunos.
A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, apoia a digitalização da educação como forma para aprimorá-la, desde que se adotem medidas para alcançarmos a equidade social. “Temos 50 milhões de crianças no ensino básico. A cada dez crianças que entram na primeira série do ensino fundamental, apenas seis chegam ao fim do ensino médio”, ilustrou.
Ainda no cenário brasileiro, o Instituto Reúna levantou dados sobre o processo da digitalização do material didático em 11 países, confirmando que o sucesso da implementação de tecnologia na maioria deles se deu pela integração dos materiais físicos com os digitais e também tendo o cuidado para fazer tal transição.
conclusão
O ensino digital é uma transformação inevitável e fundamental para a sociedade, que apresenta benefícios inegáveis para o estímulo e retenção de conhecimentos no aprendizado. Porém, deve vir acompanhado de planejamento, formação tecnológica para educadores e medidas eficazes para que tais recursos cheguem à maior parte da população. As escolas também devem ter atenção ao tempo de exposição de tela dos alunos e atentar-se à forma com que os dispositivos são utilizados. Isso garante que a tecnologia cumpra o objetivo de enriquecer a educação e preserva a saúde e segurança de crianças e adolescentes.
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Fontes: G1, Pearson, CNN Brasil e Isaac
Escrito por Kamila Knoblauch
Revisado por Michelle Morikawa