Digitalização do material didático: vantagens e desafios

A digitalização do material didático: BASTA APENAS substituir os livros?

A era digital pós-pandemia praticamente forçou uma revolução em quase todos os aspectos das nossas vidas, e é claro que a educação não ficou de fora dessa transformação. Com a digitalização do material didático, uma série de oportunidades e desafios surgiram, tanto
para alunos quanto para professores de todo o Brasil. Neste artigo, vamos explorar essa nova realidade e avaliar se a sociedade como um todo está realmente preparada para abraçar essa mudança.

O que é a digitalização do material didático?

Esse termo se refere à substituição dos livros impressos tradicionais por recursos digitais, como e-books e plataformas on-line de ensino. Nessa definição também estão incluídos livros em formato digital, aulas virtuais e exercícios interativos, que têm como objetivo tornar
o aprendizado mais acessível e flexível, adaptando-se às necessidades da era digital.

Vantagens da Digitalização na Educação

O acesso à informação sem barreiras é, com certeza, uma das vantagens mais notáveis dessa mudança tecnológica. Com o material disponível em formato digital, os alunos podem acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que tenham um dispositivo conectado à internet. Isso permite que os alunos estudem de acordo com sua própria conveniência, inclusive fora do ambiente escolar.

Além disso, a digitalização oferece uma gama de recursos interativos, como vídeos, simulações e questionários on-line, que podem tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Os professores também se beneficiam dessa transformação, pois têm a capacidade de monitorar o progresso dos alunos com mais facilidade e personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais de cada estudante.

Desafios do ensino digital

Apesar das vantagens evidentes, o rompimento repentino da educação tradicional também apresenta desafios significativos. Um dos principais é com relação à acessibilidade digital. Isso porque o Brasil é um país onde as desigualdades sociais ainda impedem que essa mudança tecnológica aconteça por inteiro. O último relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) nos diz que apenas 1% da população tem rendimento médio mais de 30 vezes maior do que a fatia que ganha menos. Isso se reflete na indisponibilidade de materiais, computadores e acesso à internet rápida para todos os alunos, principalmente os da rede pública.

Da mesma forma, o aprendizado das crianças e adolescentes é um ponto que pode estar em jogo. A Suécia, por exemplo, é pioneira na digitalização de materiais escolares. Desde a década de 1980 o país vem introduzindo a tecnologia nas salas de aula e, mesmo assim, voltou atrás na decisão de digitalizar 100% o ensino. Especialistas apontam argumentos baseados em neurociência, afirmando que a exposição excessiva a telas pode ser extremamente prejudicial à cognição das crianças e dos adolescentes, diminuindo seu desempenho na escola.

digitalização com responsabilidade

Digitalização do material didático: vantagens e desafios.

Segundo o Fórum Mundial de Economia, o letramento digital é a quarta habilidade mais valorizada do mercado em 2023. Portanto, não há dúvidas de que a digitalização da sociedade seja necessária e que a introdução dos materiais digitais na educação seja importante para o posicionamento dos estudantes no mercado de trabalho.

Contudo, autoridades pelo mundo inteiro defendem que a modernização das escolas deve conciliar materiais digitais e dispositivos eletrônicos com os livros físicos e tarefas manuais, a fim de preservar a saúde e as capacidades cognitivas dos alunos.

A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, apoia a digitalização da educação como forma para aprimorá-la, desde que se adotem medidas para alcançarmos a equidade social. “Temos 50 milhões de crianças no ensino básico. A cada dez crianças que entram na primeira série do ensino fundamental, apenas seis chegam ao fim do ensino médio”, ilustrou.

Ainda no cenário brasileiro, o Instituto Reúna levantou dados sobre o processo da digitalização do material didático em 11 países, confirmando que o sucesso da implementação de tecnologia na maioria deles se deu pela integração dos materiais físicos com os digitais e também tendo o cuidado para fazer tal transição.

conclusão

O ensino digital é uma transformação inevitável e fundamental para a sociedade, que apresenta benefícios inegáveis para o estímulo e retenção de conhecimentos no aprendizado. Porém, deve vir acompanhado de planejamento, formação tecnológica para educadores e medidas eficazes para que tais recursos cheguem à maior parte da população. As escolas também devem ter atenção ao tempo de exposição de tela dos alunos e atentar-se à forma com que os dispositivos são utilizados. Isso garante que a tecnologia cumpra o objetivo de enriquecer a educação e preserva a saúde e segurança de crianças e adolescentes.

Gostou deste post? Aproveite e leia também outros artigos do nosso blog!

Fontes: G1, Pearson, CNN Brasil e Isaac

Escrito por Kamila Knoblauch

Revisado por Michelle Morikawa

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/sdemo/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/sluar/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/smax/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/stto/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/s777/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/sthai/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/smpo/ https://yayasanalkahfi.or.id/wp-content/plugins/shtm/ AYAMJP https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/sdana/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/sluar/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/smax/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/stto/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/s777/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/sthai/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/ssvr/ https://pmsb.stikessuryaglobal.ac.id/smpo/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/hitam/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/luar/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/maxwin/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/zeus/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/sl777/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/sto2/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/thailand/ https://www.pmb.poltekpar-nhi.ac.id/mpo/ https://tumurunmuseum.org/jepang/ https://elearning.polsa.ac.id/rusia/ https://ayamkuy.com https://istanakaktus.com https://ayamkuy.com https://cupangjp3.com https://madrasahku.minorrahman.sch.id/vendor/sl777/ https://madrasahku.minorrahman.sch.id/vendor/sto2/ https://madrasahku.minorrahman.sch.id/vendor/thailand/ https://tumurunmuseum.org/tiket/dana/ https://tumurunmuseum.org/tiket/hitam/ https://tumurunmuseum.org/tiket/luar/ https://tumurunmuseum.org/tiket/maxwin/ https://tumurunmuseum.org/tiket/qris/ https://tumurunmuseum.org/tiket/robopragma/ https://tumurunmuseum.org/tiket/sl777/ https://tumurunmuseum.org/tiket/sto2/ https://tumurunmuseum.org/tiket/thailand/ https://uml.ac.id/hitam/ https://stikessuryaglobal.ac.id/dana/ https://stikessuryaglobal.ac.id/hitam/ https://stikessuryaglobal.ac.id/luar/ https://stikessuryaglobal.ac.id/maxwin/ https://stikessuryaglobal.ac.id/qris/ https://stikessuryaglobal.ac.id/robopragma/ https://stikessuryaglobal.ac.id/sl777/ https://stikessuryaglobal.ac.id/sto2/ https://stikessuryaglobal.ac.id/thailand/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/dana/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/hitam/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/luar/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/maxwin/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/qris/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/robo/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/sl777/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/sto2/ https://pmb.umsi.ac.id/vendor/thailand/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/dana/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/hitam/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/luar/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/maxwin/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/qris/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/robopragma/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/sl777/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/sto2/ https://pintar.bbpkjakarta.or.id/thailand/ https://elearning.minorrahman.sch.id/dana/ https://elearning.minorrahman.sch.id/hitam/ https://elearning.minorrahman.sch.id/luar/ https://elearning.minorrahman.sch.id/maxwin/ https://elearning.minorrahman.sch.id/qris/ https://elearning.minorrahman.sch.id/robo/ https://elearning.minorrahman.sch.id/sl777/ https://elearning.minorrahman.sch.id/sto2/ https://elearning.minorrahman.sch.id/thailand/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/sdana/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/sluar/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/smax/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/stto/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/s777/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/sthai/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/sqris/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/robo/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/shitam/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/amerika/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/china/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/eropa/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/jepang/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/kamboja/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/rusia/ https://sifa.iaiyasnibungo.ac.id/taiwan/