Quais os benefícios do açafrão na pele?
O açafrão-da-terra é muito utilizado na culinária e faz parte de diversas receitas, dando aquele toque picante à comida. Podemos encontrar o açafrão em pó em diversos lugares. Aliás, ele se parece com o gengibre. Além de ser bom para a saúde, não é apenas utilizado na comida, não! Você sabia que açafrão faz muito bem para a pele?
Neste artigo, você irá conhecer mais sobre o açafrão-da-terra, suas propriedades e os seus benefícios para a pele!
O que é o açafrão-da-terra?
Conhecida popularmente como açafroeira, açafrão-da-Índia, batatinha amarela, gengibre dourada, cúrcuma, o açafrão-da-terra é originário da Índia. Pertencente a espécie Cúrcuma Longa L e da família Zingiberaceae.
Apesar da variedade de nomes, confunde-se muito o açafrão-da-terra com açafrão verdadeiro, da espécie Crocus Sativus L, de origem grega. No entanto, as diferenças entre esses dois tipos de açafrão não são somente no nome ou na sua origem, mas também na forma de se obter o condimento.
Na espécie Crocus Sativus L, obtém-se o pigmento avermelhado através da moagem do estigma das flores. É um processo manual e o valor do produto final é caro. Por outro lado, na Curcuma Longa L, adquire-se o pigmento alaranjado por meio da moagem das raízes secas, conhecidas como rizomas.
Contudo, você deve estar se perguntando o porquê da coloração alaranjada? Essa coloração deve-se à curcumina presente no rizoma. Os pigmentos curcuminóides são responsáveis por essa coloração que chama atenção quando vemos o açafrão em pó em mercados ou feiras.
Embora muito difundido na culinária brasileira, a produção do açafrão-da-terra se concentra apenas em alguns estados, como Goiás, São Paulo e Minas Gerais. A cúrcuma veio para o Brasil junto com os bandeirantes, no período colonial. Eles utilizavam para demarcar as regiões de garimpo.
Quais as propriedades do açafrão?
A medicina Ayurveda, tradicional da índia, utiliza a cúrcuma há cerca de 6000 anos, sendo prescrita na prevenção de diversas comorbidades, como sinusite, reumatismo, diabetes, anorexia feridas e infecções.
Além disso, autores publicaram em diversos estudos outros benefícios do açafrão-da-terra, tais como:
- Proteção cardiovascular;
- Proteção contra a obesidade;
- Anticâncer;
- Anti-inflamatório;
- Neuroproteção;
- Hepatoproteção;
- Antidiabético;
- Antioxidante;
- Antifúngico.
O açafrão na culinária
A cúrcuma presente nos rizomas apresenta uma grande concentração de amido, fibras e cinzas, proteínas, curcuminóides (responsáveis pela coloração alaranjada) e óleos essenciais.
Dessa forma, pelas suas características flavorizantes, conservantes de alimentos e corantes, o açafrão-da-terra é empregado não só na indústria alimentícia, mas em indústrias farmacêuticas e de cosméticos.
Assim, as utilizações da cúrcuma pela indústria alimentícia são bem diversificadas. Portanto, a sua forma em pó está presente em sopas desidratadas, molhos de mostarda e no curry. Além disso, adotam-se os extratos do açafrão em manteiga, bebidas, doces, conservas, queijos e sorvetes.
Não somente a cúrcuma é um ingrediente principal na culinária, mas também é empregada como corante, por meio da purificação da curcumina, substituindo o corante artificial.
O açafrão nos cosméticos
Portanto, como vimos no tópico anterior, o açafrão apresenta uma grande versatilidade mercadológica, sendo utilizado na culinária, cosméticos e remédios. Além disso, os benefícios não só fazem bem para o nosso organismo, mas também para a nossa pele. A indústria de cosméticos desenvolveu diversos produtos para limpeza e hidratação. Entre eles, está o sabonete de açafrão.
Os benefícios do açafrão para a nossa pele
O sabonete de açafrão-da-terra proporciona vários benefícios para a nossa pele, como: auxílio do tratamento da pele oleosa e acneica, atuando na limpeza e cicatrização sobre lesões da acne; redução de crescimento dos pelos, prevenindo o envelhecimento e ajudando na hidratação.
Além disso, o sabonete possui ações cicatrizantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, depilatórias naturais e de hidratação intensa.
Contudo, é muito importante procurar um dermatologista para avaliar e indicar o sabonete mais adequado para o seu tipo de pele. Por fim, procure por sabonetes artesanais, isto é, sem sulfitos, parabenos e conservantes industriais.
Aliás, você conhece os sabonetes artesanais e naturais do Instituto Brasil Mais Social. Além do sabonete de açafrão, o Instituto produz outros sabonetes para cuidar de você e da sua pele. Todo o dinheiro é convertido em ações sociais para ajudar a quem mais precisa!
Conheça a nossa linha de sabonetes!
Redação: Adilson Junior
Revisão: Jéssica Duarte