carnarose: informação, alegria e esperança para quem mais precisa!
Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, doença que acomete diversas mulheres no Brasil. Assim, para informar e alertar sobre a prevenção, o CarnaRose em parceria com IBMS, realizaram uma palestra, no bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo, que contou com a participação de especialistas e da presidente do Instituto Brasil Mais Social, a Niolanda.
O CarnaRose, está na sua segunda edição. Na primeira edição, teve o apoio da escola de Samba do Ipiranga e também com a participação de médicos que palestraram sobre o câncer de mama e próstata.
A iniciativa para a realização desse evento, é da Roselaine do Araújo, o qual é mentora do Projeto e voluntária da Funsai, local onde realizou as palestras. Na Funsai, ela ensina teatro, e transforma diversas vidas por meio da arte.
Nessa segunda edição, não teve bloco de rua, entretanto, o evento não perdeu a sua alegria e propósito. Ontem, foi realizada a palestra sobre a prevenção ao câncer de mama e próstata, na sede da Funsai. A palestra contou com a presença dos médicos, a Dra. Sthepanye Mariano, Mastologista, para falar sobre o câncer de mama e o Dr.Edward Gomes da Silva, Urologista, que falou sobre o câncer de próstata.
A presença do Instituto Brasil Mais Social
O Instituto Brasil Mais Social foi convidado para participar do evento. A presidente do Instituto, esteve presente. Ela apresentou o IB+S e a importância do evento, no qual ambos os projetos possuem a finalidade de levar um dia de alegria. Também aproveitou para abordar o assunto que traz muito medo.
Além disso, enfatizou a importância da prevenção, porque é a única coisa que temos para cuidar da nossa saúde.
O evento contou com muitas pessoas. Para participar, cada participante trouxe alimentos ou produtos de higiene para doarem para algumas instituições que ajudam pessoas com câncer.
Entre essas instituições está o IB+S, com os seus projetos Driblando o Câncer, Driblando a Fome e sua forte atuação na Comunidade Souza Ramos, em São Paulo, recebe uma parte dessas doações que farão a diferença na vida das pessoas da comunidade que estão em tratamento contra o câncer.
A Niolanda, falou sobre a importância desse evento. Conforme ela, “A prevenção é a única maneira de cuidar da saúde. O câncer tem cura, caso o diagnóstico aconteça no início. Por isso, trazer para os eventos pessoas que passaram pelo tratamento, como eu, por exemplo, que se curaram, traz uma esperança. A estimativa para 2030 é que o câncer será a primeira causa morte. Atualmente, as estatísticas mostram a primeira causa morte para as doenças cardíacas, mas o câncer irá liderar a estatística. Dessa forma, os eventos criados para falar sobre o câncer e a importância da prevenção tem um papel fundamental para fazer com que as pessoas criem o hábito de fazerem os exames preventivos.”
Ainda nesse mês, com objetivo de disseminar a importância da prevenção contra o câncer, no próximo dia 15, acontecerá na Comunidade Souza Ramos, a palestra com o Oncologista da Unifesp, o Doutor Davi Liu.
Escrito por Adilson Junior