Educação e cultura: o trabalho do Instituto Brasil Mais Social na comunidade Souza Ramos
O Instituto Brasil Mais Social (IBMS) realizou, no dia 8 de julho, a primeira Rodada de História na comunidade Souza Ramos, na zona leste de São Paulo. A ação teve como objetivo incentivar a leitura e o desenvolvimento cultural das crianças da região. Muitas convivem com a pobreza e a falta de oportunidades.
A Rodada de História contou com a participação de 37 crianças, que ouviram atentamente a narrativa de um livro doado por um editor parceiro do projeto. Depois da contação, elas conversaram sobre a história e participaram de uma gincana, que premiou os vencedores com exemplares do mesmo livro. Os pais das crianças também estiveram presentes e acompanharam as atividades.
No entanto, conforme Niolanda, fundadora do IBMS, “precisamos levar a educação de qualidade não só para as crianças, mas para os jovens e adultos. Por exemplo, cursos profissionalizantes para inserção e crescimento no mercado de trabalho. Entretanto, temos uma longa caminhada pela frente.”
A comunidade Souza Ramos faz parte do projeto Ser, uma iniciativa do IBMS que visa concentrar esforços em uma comunidade para promover ações nas áreas da saúde, educação e renda. O projeto busca medir e analisar o impacto das intervenções na qualidade de vida dos moradores.
A importância da educação e o apoio das comunidades
A educação é um dos pilares do projeto Ser, pois é considerada fundamental para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. Dentro desse pilar, estão incluídas as ações de cultura, que levam conceitos como cidadania, responsabilidade e altruísmo para as crianças e jovens da comunidade.
O IBMS tem como missão levar a educação de qualidade não só para as crianças, mas também para os adultos, por meio de cursos de alfabetização e profissionalização. A instituição já realizou outras ações educativas em outras comunidades, como o curso de Empreendedorismo em parceria com o Sebrae, na Vila Carioca – Heliópolis.
De acordo com Niolanda,” a atuação e dedicação do Instituto nos projetos sociais em campo, nos proporcionaram um visão do papel do Instituto.” Ainda, segundo ela, “o Projeto Ser, engloba as necessidades que já existia desde o nascimento do Instituto. No entanto, não é fácil ser aceito nas comunidades quando o intuito é realizar além do assistencialismo. Essa nossa peregrinação junto as várias comunidades nos possibilitou sermos aceitos pela comunidade Souza Ramos porque eles também querem se desenvolver.
Para realizar o projeto Ser na comunidade Souza Ramos, o IBMS contou com o apoio da Associação de Moradores da região, que foi criada com o propósito de buscar soluções para os problemas locais e se desenvolver. A associação ajudou na implementação e na divulgação das ações do IBMS.
O Instituto Brasil Mais Social pretende realizar novas ações de educação e cultura no próximo mês, com a colaboração de um novo voluntário que será responsável pela área. A instituição acredita que a educação e a cultura são instrumentos de transformação social, que podem mudar a realidade de muitas pessoas.
Leia mais: Instituto Brasil Mais Social realiza primeira ação de saúde na Comunidade Souza Ramos
Escrito por Adilson Junior