Janeiro branco: um alerta sobre a saúde mental.
Janeiro costuma ser um mês inspirador. Sobretudo, é o momento em que as pessoas fazem reflexões sobre suas relações amorosas e familiares, relembram acontecimentos passados e traçam objetivos que desejam alcançar ao longo dos próximos meses.
Por ser o mês preferido para organizar a vida, foi escolhido para ser o porta-voz de uma importante campanha, a qual leva o seu nome: Janeiro Branco. Esse movimento visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e sua manutenção. Afinal, ela é tão fundamental para que todos tenham uma vida leve e feliz, isto é, com qualidade.
Por que o branco?
O branco representa, simbolicamente, as “folhas de papel ou telas em branco”, onde podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças.
A campanha para a saúde mental.
A Campanha Janeiro Branco existe desde 2014. Trata-se de uma iniciativa do psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, hoje presidente do Instituto Janeiro Branco. Este ano, 2023, o projeto completa a sua décima edição e traz como tema principal a necessidade de manter a vida em equilíbrio. Para alcançá-lo, diz Leonardo, é preciso explorar, primeiramente, o autoconhecimento.
Segundo dados publicados, em 2022, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, situação agravada pela pandemia da Covid-19, por preconceitos e, principalmente, por falta de conhecimento sobre o assunto, recorrentemente tratado sem a devida seriedade.
Em 2021, foram realizados 442.281 atendimentos psicossociais, psicológicos e atendimentos na especialidade de psiquiatria pelo Sistema Único de Saúde (SUS), somando municipal e estadual. Em 2022, de janeiro até outubro, foram 308.190 atendimentos psicossociais, psicológicos e da especialidade de psiquiatria. Esses dados mostram que estamos em um cenário alarmante o qual precisa receber os devidos cuidados. Algumas atitudes rotineiras podem ajudar a criar e manter uma boa saúde mental e de alguma forma melhorar a situação, tais como: praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, hidratar-se, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, valorizar-se, estar em companhia de pessoas otimistas e que te façam se sentir bem.
Quem cuida da mente, cuida da vida!
Escrito por João Marcos Araújo Ferreira.
Revisado por Thais Moreno Ferreira.
Publicado por Gabriela Burcius Arguelles Horrio.