Açafrão-da-terra em pó

Quais os benefícios do açafrão-da-terra para a nossa saúde?

Açafrão-da-terra, também conhecido como açafrão, gengibre amarela, cúrcuma ou raiz do sol, é uma planta de origem indiana, que se adaptou bem ao clima brasileiro, principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste.

Seu nome científico Curcuma Longa é confundido com a Crocus Sativus L, conhecido como Açafrão verdadeiro, originário da Grécia. No entanto, nessa espécie, obtém-se o açafrão a partir das suas flores, enquanto o açafrão-da-terra, é por meio das suas raízes. Além disso, a produção do açafrão verdadeiro é um processo manual. Para produzir 1kg de açafrão, são necessários aproximadamente 150mil flores.

A utilização do açafrão-da-terra é bem difundida na gastronomia, na indústria têxtil, como também para fins medicinais. A cúrcuma possui diversos benefícios para a nossa saúde, como ações antioxidantes, anti-inflamatórias, antiviral e outros benefícios que você irá conhecer ao longo deste artigo.

Açafrão-da-terra

No início do artigo, mencionei que se obtêm o açafrão-da-terra por meio das suas raízes. Pois bem, conforme Silva Filho (2009), no final das suas raízes, contém um rizoma principal, que se ramifica em diversos rizomas menores. Cada rizoma pode chegar a medir até 10cm.

Assim, quando se corta o rizoma, mostra-se uma superfície com uma tonalidade vermelha alaranjada, proveniente da presença do pigmento da curcumina. Nesse sentido, quando os rizomas estão secos, é feita a moagem e se obtém o açafrão em forma de pó, isto é, a curcumina, a qual podemos ver com frequência em feiras ou mercados.

Raiz do açafrão-da-terra

Tradicionalmente, utilizava-se bastante a curcumina como corante e como uma especiaria alimentar. Aliás, o açafrão-da-terra foi introduzido no Brasil no período colonial, em que os bandeirantes utilizavam para delimitar as regiões de garimpo.

No entanto, nos países asiáticos, o açafrão já era usado para o combate e prevenção de diversas doenças por pelo menos 2500 anos, como a terapia ayurvédica, na Índia, onde a cúrcuma servia no tratamento de lesões, infecções, acne e doenças de pele. Da mesma forma, na China, usava-se o açafrão como efeito terapêutico contra doenças como as autoimunes, câncer e doenças metabólicas.

Benefícios do açafrão-da-terra

Durante esse tempo, surgiram muitos estudos sobre os benefícios do açafrão-da-terra para a nossa saúde. A partir dos resultados dessas pesquisas, comprovaram-se diversos benefícios atribuídos à curcumina:

  • Proteção Cardiovascular;
  • Antifúngico;
  • Anticâncer;
  • Anti-inflamatório;
  • Neuro proteção;
  • Hepatoproteção;
  • Antioxidante;
  • Antidiabético;
  • Antimicrobiano;
  • Proteção contra a obesidade.

De acordo com a nutricionista do IBMS, Karina Fernanda, o açafrão é rico em substâncias fitoterápicas, como: crocina, crocetina, safranal e kaempferol. Essas substâncias possuem grande potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Além dos benefícios que mencionamos anteriormente, Karina Fernanda explicou melhor sobre a propriedade anti-inflamatória no combate à depressão e à ansiedade.

Segundo ela, com a liberação de radicais livres, as células do nosso corpo passam pelo processo de oxidação. As substâncias do açafrão funcionam como captadores desses radicais livres, gerando, assim, um processo antioxidante. Através desse mecanismo, reduz o LDL colesterol, e como resultado, inibe as formações de placas de aterosclerose, o que é positivo para a saúde cardiovascular.

Além disso, outro benefício é a prevenção contra a depressão e a ansiedade. Conforme Karina, as substâncias crocina e o safranal inibem a recaptação da dopamina e da noradrenalina, neurotransmissores que regulam o humor. Suas ações são bem similares à ação da fluoxetina. Dessa forma, alguns autores associam esse benefício ao uso da cúrcuma (açafrão-da-terra).

Apesar dos diversos benefícios do açafrão-da-terra para a nossa saúde, podem haver alguns efeitos colaterais ao consumir doses elevadas, como alterações gastrointestinais. Assim, para melhor adequação sobre a dose diária necessária, é muito importante procurar apoio de um profissional médico ou de um nutricionista.

Gostou do artigo? Aproveite também para ler outros conteúdos sobre saúde e nutrição!

Redação: Adilson Junior

Revisão: Jéssica Duarte

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/