Câncer de próstata no Brasil: doença e cuidados

Câncer de próstata : entenda como a doença afeta os Brasileiros

O câncer de próstata afeta milhares de pessoas no mundo todo. Só no Brasil, a doença corresponde a 29,2% das ocorrências de tumores malignos. Tendo isso em vista, neste artigo, falaremos sobre alguns aspectos importantes sobre essa condição, desde a incidência até os fatores de risco, sintomas e a evolução do quadro. Também vamos falar de prevenção e tratamento disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a doença.

O que é o câncer de próstata?

Esse tipo de câncer é uma condição em que células anormais começam a se desenvolver na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino responsável pela produção do líquido que compõe o esperma. Quando as células da próstata começam a crescer de maneira descontrolada, formando um tumor, ocorre o câncer.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), é a neoplasia maligna mais comum entre os homens, sendo uma das principais causas de câncer pelo mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Aliás, quando se trata de mortes causadas por câncer, o de próstata fica em segundo lugar, já que, no topo da lista, está o câncer de pulmão. No Brasil, a estimativa de risco foi de quase 63 casos novos para cada 100 mil homens, em todos os anos até 2022. Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata pode ser assintomático, o que torna crucial a realização de exames de rotina para a detecção precoce.

Sintomas e Diagnóstico da doença

Como a doença aparece de maneira silenciosa, é fundamental estar atento a possíveis sinais, como dificuldade ou dor para urinar, presença de sangue na urina ou no sêmen e dores na região lombar. O diagnóstico precoce, por meio de exames como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, é essencial para um tratamento bem-sucedido. Da mesma forma, é importante ficar atento aos sintomas iniciais do câncer de próstata, já que podem se confundir com os de doenças benignas, como a hiperplasia e a prostatite.

Evolução da Doença

O câncer de próstata pode ter diferentes quadros, dependendo do estágio em que é diagnosticado. Em fases iniciais, as chances de cura são significativamente maiores. O tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, terapia hormonal ou uma combinação delas. O suporte psicológico e o acompanhamento pós-terapia são igualmente importantes para a qualidade de vida do paciente.

Atenção aos fatores de Risco

Alguns fatores aumentam a probabilidade de desenvolver câncer de próstata. São eles:

  • Idade acima de 60 anos;
  • Histórico familiar da doença;
  • Tabagismo;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Sedentarismo.

Como prevenir o câncer de próstata

Câncer de próstata no Brasil: doença e cuidados

A prevenção é sempre a melhor estratégia quando se trata de saúde, e, no caso do câncer de próstata, alguns cuidados podem fazer toda a diferença. A idade é um fator de risco importante: embora a incidência da doença seja maior em pacientes com mais de 65 anos, é recomendável que homens a partir dos 50 anos procurem realizar exames periódicos, como o PSA e o toque retal. Em casos de histórico familiar da doença, esse acompanhamento pode começar ainda mais cedo, por volta dos 45 anos.

No contexto do SUS, a prevenção se concentra em campanhas de conscientização e disponibilização de exames preventivos de forma acessível. Essa abordagem visa diagnosticar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de um tratamento eficaz. Além disso, o SUS oferece tratamento em hospitais habilitados em oncologia, incluindo exames clínicos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos, previstos pela Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).

Viver de forma saudável é o caminho

Conforme visto, a prevenção por meio de exames periódicos é uma das formas de se manter fora do radar da doença. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, como se alimentar bem e praticar exercícios físicos regulares, é a melhor estratégia para se ver longe do câncer de próstata.

É fundamental que a sociedade, em conjunto com as instituições de saúde, esteja comprometida em promover a saúde e garantir que todas as pessoas tenham acesso a diagnóstico e tratamento adequados, independentemente de suas condições socioeconômicas. Não deixe de procurar ajuda e informação nas Unidades Básicas de Saúde da sua cidade.

Quer saber como o Instituto Brasil + Social vem atuando para promover a prevenção de neoplasias? Conheça nosso projeto Driblando o Câncer!

Escrito por Kamila Knoblauch

Revisado por Michelle Morikawa

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/