Dia internacional da luta contra o câncer infantil

Dia Internacional da luta contra o Câncer Infantil

O dia 15 de fevereiro é lembrado como Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, doença que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge anualmente cerca de 8,4 mil crianças e adolescentes no Brasil. Entretanto, diferente da doença nos adultos, o câncer infantil não possui fatores de risco ou formas de prevenção, sendo o diagnóstico precoce e o tratamento especializado em centros adequados à forma de combate à doença.

O câncer é a principal causa de morte de crianças e adolescentes em todo o mundo. Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. A cada ano, mais de 400.000 crianças recebem o diagnóstico de câncer. Na região das Américas, a estimativa foi de 32.065 novos casos de câncer em 2020 em crianças de 0 a 14 anos; deles, 20.855 casos foram na América Latina e no Caribe.

Causas do câncer infantil

Assim como o câncer em adultos, o câncer infantil apresenta variadas causas, que podem estar relacionadas com a exposição à radiação e com uso de medicamentos durante a gestação. Além disso, o risco de alterações genéticas durante o desenvolvimento do bebê também pode ser um fator.
Outras causas são: infecções por vírus, como no linfoma de Burkitt e linfoma de Hodgkin. Contudo, nem sempre é possível identificar as causas do desenvolvimento do câncer infantil.

Principais Sintomas

Os principais sintomas são inespecíficos e comuns a outras doenças da infância, mas devem servir de alerta para os pais e responsáveis procurarem uma avaliação pediátrica adequada, em caso de persistência ou aumento de intensidade. Os mais comuns são:

  • Perda de peso inexplicável e contínua;
  • Dor nos ossos ou articulações que limitam as brincadeiras e atividades;
  • Dores de cabeça acompanhadas de vômito, geralmente, na parte da manhã;
  • Aumento de volume na barriga;
  • Manchas roxas na pele (hematomas), sem que tenha havido trauma no local;
  • Cansaço constante e palidez, anemia;
  • Febre persistente e com origem e indeterminada ou desconhecida;
  • Infecções frequentes e baixa imunidade.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são:

  • Leucemias: afetam os glóbulos brancos;
  • Sistema linfático: atingem o sistema nervoso central e os linfomas
  • Neuroblastoma: tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal;
  • Tumor de Wilms: tipo de tumor renal;
  • Retinoblastoma: afeta a retina, fundo do olho;
  • Tumor germinativo: nas células que originam os ovários e os testículos;
  • Osteossarcoma: tumor ósseo;
  • Sarcomas: tumores de partes moles.

Diagnóstico e tratamento

Dessa forma, nas consultas e exames de rotina, além de examinar e colher o histórico da criança, os pediatras devem indicar alguns exames periódicos para verificar a saúde.
Com esse acompanhamento periódico, é possível diagnosticar não só o câncer infantil ainda em fase inicial, mas também, ao controlar certas taxas do organismo da criança, impedir o desenvolvimento de patologias.

Nesse sentido, a criança deve receber o acompanhamento médico periódico como forma de garantir o desenvolvimento saudável. Assim, em consultas de rotina, os pediatras podem pedir por alguns exames para verificar a saúde da criança.
Os exames laboratoriais e de imagem para o diagnóstico do câncer infantojuvenil podem ser realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

Após o diagnóstico, o tratamento precisa iniciar o mais breve possível, sendo que consistem na quimioterapia, medicação alvo, radioterapia e cirurgia, conforme cada caso.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot 4d Slot777 Slot Thailand AYAMJP Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot 4D Slot 777 Slot Server Thailand AYAMJP Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP Slot Kamboja Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/dana/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/luar/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/maxwin/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/sl777/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/sto2/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/thailand/ https://minorrahman.sch.id/blog/dana/ https://minorrahman.sch.id/blog/luar/ https://minorrahman.sch.id/blog/maxwin/ https://minorrahman.sch.id/blog/s4d/ https://minorrahman.sch.id/blog/sl777/ https://minorrahman.sch.id/blog/thailand/ https://tumurunmuseum.org/jepang/ https://tumurunmuseum.org/kamboja/ https://tumurunmuseum.org/luar/ https://tumurunmuseum.org/rusia/ https://tumurunmuseum.org/thailand/ https://dana.tv.moestopo.ac.id https://luar-negeri.tv.moestopo.ac.id https://maxwin.tv.moestopo.ac.id https://slot4d.tv.moestopo.ac.id https://slot777.tv.moestopo.ac.id https://thailand.tv.moestopo.ac.id https://elearning.polsa.ac.id/rusia/ https://www.moe.go.th/dana/ https://www.moe.go.th/luar/ https://www.moe.go.th/maxwin/ https://www.moe.go.th/sl777/ https://www.moe.go.th/sto2/ https://www.moe.go.th/thailand/ https://bkd.nttprov.go.id/dana/ https://bkd.nttprov.go.id/hitam/ https://bkd.nttprov.go.id/luar/ https://bkd.nttprov.go.id/maxwin/ https://bkd.nttprov.go.id/qris/ https://bkd.nttprov.go.id/sl777/ https://bkd.nttprov.go.id/sto2/ https://bkd.nttprov.go.id/thailand/ https://bkd.nttprov.go.id/ayamjp/ https://bkd.nttprov.go.id/cupangjp/ Slot Thailand Scatter Hitam