Dia internacional da luta contra o câncer infantil

Dia Internacional da luta contra o Câncer Infantil

O dia 15 de fevereiro é lembrado como Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, doença que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atinge anualmente cerca de 8,4 mil crianças e adolescentes no Brasil. Entretanto, diferente da doença nos adultos, o câncer infantil não possui fatores de risco ou formas de prevenção, sendo o diagnóstico precoce e o tratamento especializado em centros adequados à forma de combate à doença.

O câncer é a principal causa de morte de crianças e adolescentes em todo o mundo. Assim como nos países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. A cada ano, mais de 400.000 crianças recebem o diagnóstico de câncer. Na região das Américas, a estimativa foi de 32.065 novos casos de câncer em 2020 em crianças de 0 a 14 anos; deles, 20.855 casos foram na América Latina e no Caribe.

Causas do câncer infantil

Assim como o câncer em adultos, o câncer infantil apresenta variadas causas, que podem estar relacionadas com a exposição à radiação e com uso de medicamentos durante a gestação. Além disso, o risco de alterações genéticas durante o desenvolvimento do bebê também pode ser um fator.
Outras causas são: infecções por vírus, como no linfoma de Burkitt e linfoma de Hodgkin. Contudo, nem sempre é possível identificar as causas do desenvolvimento do câncer infantil.

Principais Sintomas

Os principais sintomas são inespecíficos e comuns a outras doenças da infância, mas devem servir de alerta para os pais e responsáveis procurarem uma avaliação pediátrica adequada, em caso de persistência ou aumento de intensidade. Os mais comuns são:

  • Perda de peso inexplicável e contínua;
  • Dor nos ossos ou articulações que limitam as brincadeiras e atividades;
  • Dores de cabeça acompanhadas de vômito, geralmente, na parte da manhã;
  • Aumento de volume na barriga;
  • Manchas roxas na pele (hematomas), sem que tenha havido trauma no local;
  • Cansaço constante e palidez, anemia;
  • Febre persistente e com origem e indeterminada ou desconhecida;
  • Infecções frequentes e baixa imunidade.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são:

  • Leucemias: afetam os glóbulos brancos;
  • Sistema linfático: atingem o sistema nervoso central e os linfomas
  • Neuroblastoma: tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal;
  • Tumor de Wilms: tipo de tumor renal;
  • Retinoblastoma: afeta a retina, fundo do olho;
  • Tumor germinativo: nas células que originam os ovários e os testículos;
  • Osteossarcoma: tumor ósseo;
  • Sarcomas: tumores de partes moles.

Diagnóstico e tratamento

Dessa forma, nas consultas e exames de rotina, além de examinar e colher o histórico da criança, os pediatras devem indicar alguns exames periódicos para verificar a saúde.
Com esse acompanhamento periódico, é possível diagnosticar não só o câncer infantil ainda em fase inicial, mas também, ao controlar certas taxas do organismo da criança, impedir o desenvolvimento de patologias.

Nesse sentido, a criança deve receber o acompanhamento médico periódico como forma de garantir o desenvolvimento saudável. Assim, em consultas de rotina, os pediatras podem pedir por alguns exames para verificar a saúde da criança.
Os exames laboratoriais e de imagem para o diagnóstico do câncer infantojuvenil podem ser realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

Após o diagnóstico, o tratamento precisa iniciar o mais breve possível, sendo que consistem na quimioterapia, medicação alvo, radioterapia e cirurgia, conforme cada caso.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/