Dia Internacional das Mulheres

Dia Internacional das Mulheres: contexto histórico e social

O dia 8 de Março é conhecido como o Dia Internacional das Mulheres e, nessa data, é importante aprender a respeito dos eventos que levaram ao seu surgimento.

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou O Dia Internacional da Mulher oficialmente em 1977. No entanto, desde o início do século XX, movimentos femininos utilizavam o dia 8 de março como uma data para celebrar a luta pelos direitos das mulheres.

Vários eventos influenciaram a criação da data, mas dois deles são lembrados como determinantes para sua oficialização. Confiram esses eventos a seguir.

Incêndio em Triangle Shirtwaist

O primeiro evento que iremos comentar ocorreu em 25 de março de 1911: um incêndio atingiu a fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos (confira mais detalhes clicando aqui).

Interior da Triangle Shirtwaist após o incêndio.

Foi o mais mortal acidente industrial da cidade de Nova York, matando 146 pessoas: 23 homens e 123 mulheres. Quem estava no prédio, teve pouca chance contra o fogo, pois as saídas estavam trancadas. A prática de fechar as portas das oficinas com intuito de impedir a saída para pausas durante o turno era uma das ações arbitrárias contra as trabalhadoras.

Além disso, o noticiário também revelou as péssimas condições de trabalho das vítimas. Alguns exemplos são as cargas horárias extenuantes, que podiam chegar a mais de 16 horas diárias; salários incrivelmente baixos e locais insalubres. Portanto, os fatos mostram que a realidade vivida pelas operarárias era dura.

Mobilização em São Petersburgo

Com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, as manifestações femininas durante o mês de março se tornaram também uma forma de protestar pelo término do conflito e pela paz. No período da guerra, um episódio definido pelo protagonismo feminino marcou o início do processo que colocou fim a 300 anos de monarquia na Rússia. A Revolução Russa, evento que transformou o mundo em 1917, teve nas mobilizações do Dia Internacional da Mulher um dos seus primeiros atos propulsores.

Naquele 8 de março, mulheres saíram às ruas de São Petersburgo para pedir por pão, melhores condições de vida e pela saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Sendo assim, em fevereiro, operários russos já haviam começado a organizar uma série de protestos e greves.

No dia 7 de março, operários pararam a Putilov, maior fábrica da capital russa. Por conta disso, no dia seguinte, uma onda de insatisfação irrompeu entre as mulheres nas filas de racionamento de pão. Então, elas se juntaram aos comícios do Dia Internacional da Mulher e a mobilização tomou conta das ruas de São Petersburgo. Sendo assim, o movimento operário aderiu à manifestação e cerca de 50 mil trabalhadores entraram em greve. O evento marcou o início da chamada Revolução Russa de 1917. Além disso, as manifestações também fortaleceram a causa do sufrágio feminino no país.

A ONU declarou o ano de 1975 o Ano Internacional da Mulher. Por isso, ações e jornadas por todo mundo foram desenvolvidas pela entidade para promover a igualdade de gêneros e a proteção dos direitos das mulheres. Em 1977, a ONU oficializou a data 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Revisado por Jéssica Duarte

Aproveite e leia também outros conteúdos do nosso blog!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand Slot777 Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot 4d Slot777 Slot Thailand Slot Dana Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot 4D Slot 777 Slot Server Thailand AyamJP Login Resmi AYAMJP Robopragma Robopragma CUPANGJP CUPANGJP Slot Kamboja Slot Luar Negeri Slot Maxwin Slot Thailand https://kecmeliau.sanggau.go.id/dana/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/kamboja/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/luar/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/maxwin/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/rusia/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/slot777/ https://kecmeliau.sanggau.go.id/thailand/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/dana/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/luar/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/maxwin/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/sl777/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/sto2/ https://sirefka.jayapurakota.go.id/thailand/ https://minorrahman.sch.id/blog/dana/ https://minorrahman.sch.id/blog/luar/ https://minorrahman.sch.id/blog/maxwin/ https://minorrahman.sch.id/blog/s4d/ https://minorrahman.sch.id/blog/sl777/ https://minorrahman.sch.id/blog/thailand/ https://tumurunmuseum.org/jepang/ https://tumurunmuseum.org/kamboja/ https://tumurunmuseum.org/luar/ https://tumurunmuseum.org/rusia/ https://tumurunmuseum.org/thailand/ https://portal.stikestelogorejo.ac.id https://pelaporan.pn-banyuwangi.go.id/ https://dana.tv.moestopo.ac.id https://luar-negeri.tv.moestopo.ac.id https://maxwin.tv.moestopo.ac.id https://slot4d.tv.moestopo.ac.id https://slot777.tv.moestopo.ac.id https://thailand.tv.moestopo.ac.id https://elearning.polsa.ac.id/rusia/